terça-feira, 4 de setembro de 2012

As cenas de tiro mais clássicas do cinema


O pessoal do IFC preparou uma lista com as cenas de tiro mais conhecidas e clássicas da história do cinema. Traduzimos e adicionamos algumas coisas, com as cenas separadas por ordem de força e impacto. De Matrix a Clube da Luta, uma seleção dos melhores trechos em que as balas se tornam protagonistas!


Matrix ("The Matrix", 1999) - "Hora da bala!"

Não se pode fazer uma lista com o tema balístico sem incluir o filme que introduziu o termo "bullet-time" para a consciência da cultura pop. Enquanto alguns dos efeitos visuais de Wachowski no jogo de mudança de thriller de ficção científica pareçam agora um tanto ultrapassados [hey, o filme tem 13 anos!], o maestro fez com que o florescer de Neo (Keanu Reeves) esquivando das pequenas partículas que são disparadas contra ele pelos agentes [principalmente se inclinando muito, muito para trás] permanecesse uma visão emocionante. Que grande momento de herói - e grande momento de bala também!


Três Reis ("Three Kings", 1999) - "Ferida de calibre 101"

Do subversivo David O. Russell à abordagem estranhamente lúdica de o que poderia ter sido uma história de guerra angustiante nasce "Três Reis", uma caça ao tesouro divertida de um filme como George Clooney, Mark Wahlberg, Ice Cube e [por um curto tempo] Spike Jonze, que vão busca de ouro escondido nos últimos dias da primeira guerra do Golfo Pérsico. Roger Ebert disse que é melhor quando ele chama o filme de "um retrato da guerra parafuso solto que envia ação e humor para bater de frente um com o outro e gira em torno de raiva política". É o tipo de filme onde temos um visual pesado auxiliar de a equipe de animação, quando Clooney descreve exatamente o que faz um ferimento de bala no interior do seu corpo (não é bom). É também o tipo de filme em que uma vaca pode de repente explodir.


O Corvo ("The Crow", 1994) - "Fire it up!"

"Um brinde à Noite do Diabo, meu novo feriado favorito". E como se celebra 30 de outubro no deserto de direção de arte altamente industrial conhecido como Detroit? Atirando no bar de mergulho favorito de todos, The Pit, é claro. Apesar de não serem dados tiros, você mente - a noite antes do Halloween chama para algo um pouco mais decadente, ou seja, uma bala ir para seu estômago com um uísque barato. O líder da gangue T-Bird todos persegue a todos e queima a própria língua com seu charuto, só para mostrar que ninguém sabe fazer uma festa como David Patrick Kelly. Não se preocupe, todos eles vão receber a deles antes do sol nascer.



Superman, O Retorno ("Superman Returns", 2006) - "Bala vs. Super-olho"

E quem você acha que ganha? A tecnologia de efeitos especiais saltou edifícios altos em um único pulo desde 1978 com "Superman", o que significa que, até 2006, o diretor Bryan Singer pôde realmente ficar grande (ou, neste caso, pequeno) em mostrar os muitos poderes do Homem de Aço. Nós amamos essa cena principalmente porque este idiota realmente parece pensar que uma metralhadora boba vai parar o cara na capa vermelha que todos sabem que não pode ser ferido por balas, mesmo quando há um monte deles de uma só vez. Essa bala sendo esmagada ao entrar em contato com um dos olhos azul-bebê do Superman é um dos ​​momentos mais agradáveis dos filmes públicos.


Clube da Luta ("Fight Club", 1999) - "Exocisando Tyler Durden"

Claro, o recurso do Narrador (Edward Norton) para livrar-se do seu alter-ego (Brad Pitt) pode não fazer muito sentido [quem acha que uma bala no rosto é uma cura rápida para a psicose?], mas certamente é visceralmente satisfatório ... especialmente quando Tyler faz mais uma piada em ["que cheiro é esse?"] um momento antes de bater no chão e flutuar de volta para o subconsciente. Alguns acham que o roteirista Jim Uhls não sabia bem como fazer para encerrar o conflito central em "Clube da Luta", quando ele muda consideravelmente o fim do romance de Chuck Palahniuk em algo instantâneo, mas hey, há algo sobre ele que funciona muito bem. Infelizmente não temos o clipe em si, mas por que não ir atrás das cenas do filme mágico que trouxe este slo-mo-ker blam para a vida?



Tempo de Violência ("Pulp Fiction", 1994) - "Marvin devia ter uma opinião"

"Oh, homem, eu atirei na cara do Marvin..." A leitura da reação de John Travolta em relação ao infeliz matador Vincent Vega por o seu "acidente" infeliz em "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino, transforma um pedaço conjunto incrivelmente violento em um dos momentos mais engraçados do filme [ultraje Jules montado profanamente na situação súbita ajuda, também]. Nós nunca saberemos como Vincent conseguiu apertar o gatilho enquanto seu associado, Marvin, dá uma opinião sobre se ou não o fato de que ele e Jules (Samuel L. Jackson) sobreviveram a uma recente emboscada era um "agir de Deus "ou não, mas provavelmente não é, definitivamente, porque motorista de Jules bateu uma colisão ou algo assim. De qualquer forma, é hora de avisar o Jimmy em Toluca Lake e chamar o Lobo para limpar a bagunça!



Fargo ("Fargo", 1996) - "Ohhhhh, caramba..."

"Eu dei instruções simples pra c***lho!" Oh, Carl, você não sabe que este alcaparra estava condenado desde o início, quando ele não pôde ser aprovado se Shep dissesse que a reunião foi 7:30 ou 8:30? As coisas vão de mal a pior no quase sobrenatural "Fargo", e o ego de macho alfa de Wade (Harve Presnell) não ajuda quando ele pensa que pode chegar ao braço-forte dos homens que raptaram sua filha. "Não! Jean, não há dinheiro" e Wade um tiro tiro através de sua parka (amamos aquele poof de algodão - oh, Irmãos Coen!), embora ele consegue vingar-se um pouco com um tiro no rosto Carl (Steve Buscemi). "Você deveria ver o outro cara". Carl em seguida brinca com seu parceiro, Gaer Grimsrud (Peter Stormare), que mais tarde mostra que você não precisa de uma arma quando um machado e um picador de madeira fazem muito bem o serviço.




Sin City: A Cidade do Pecado ("Sin City", 2005) - "A vingança nunca é plena..."

Logo no começo Sin City se mostra uma trama muito bem amarrada e com uma fotografia inacreditavelmente perfeita [somar partes coloridas com dessaturadas em uma película só não é nada fácil]. Em seguida, o policial Hartigan (Bruce Willys) vai atrás de um assassino e estuprador de garotinhas após dar um soco desmaiante no seu parceiro. Tudo vai bem, o criminoso é encurralado, a garotinha é salva e... o parceiro chega e atira pelas costas?! Sinceramente, vale a pena dar esperança de fuga ao bandido só pra se vingar de um soco? Crianças, discutam isso depois... Não bastasse a saraivada de balas que Willys leva, ainda são disparados mais alguns projéteis só pra garantir que ele não vai fazer nenhuma besteira. Poxa...




Os Infiltrados ("The Departed", 2006) - "Vindo abaixo no elevador"

Qualquer um que tivesse visto "Infernal Affairs" [filme de ação de Hong Kong no qual "Os Infiltrados" é baseado] sabia o que ia acontecer com Leo quando a porta do elevador se abrisse ... mas vamos enfrentá-lo, não há tantos Yankees que tenham visto "Infernal Affairs". Congratulações para Martin Scorsese por manter este momento no remake americano [embora certamente não ser estranho Leo ser morto em seus filmes] e parabéns para os diretores de "Affairs" Wai-Keung Lau e Alan Mak por seu herói sair assim rapidamente e sem alarde em um mundo violento, onde você nunca sabe quando seu tempo acaba e não pode, finalmente, fazer uma cena de morte "cool". De qualquer forma, isso conta como um grande "suspiro público coletivo", o ridículo tiro de encerramento da contagem do cinema como qualquer outro.


RoboCop ("RoboCop", 1987) - "Somente um defeito"

Paul Verhoeven tem um senso de humor, digamos... especial, que veio a todo vapor com a introdução do ED-209 em "Robocop", um desajeitado, rosnandor, gigante e lento robô que aparentemente não perdoa quando você não cumpre as suas ordens dentro 20 segundos. Estilhaçar o pobre Sr. Kinney é, sim, curiosamente, um dos momentos mais engraçados do filme, mesmo quando você faz uma reflexão abragente - quem diabos traz um robô gigante mau programado e armado para uma sala de conferência? Assim como todos os outros é divertido ver as reações quando os tiros cessam e sobe um ar satírico de insensíveis "Bem, apenas mais um dia no escritório", quando a fumaça se dissipa. Que a falha seja consertada, Dick.



O Poderoso Chefão ("The Godfather", 1972) - "Sonny paga o pedágio"

Uma das cenas de morte mais emblemáticos da história do cinema, a morte violenta de Sonny Corleone no pedágio em "O Poderoso Chefão", transformou o que era uma fábula criminal um tanto extravagante em uma tragédia madura e de proporções quase Shakespeareanas. A morte de Sonny não é surpresa - o filho mais velho
de Vito Corleone, muito cabeça quente, estava praticamente pedindo algum tipo de retribuição kármica desde o início - mas a brutalidade de seu assassinato ainda tem o poder de chocar e surpreender. E é o chute no rosto que, bem, mostra que um dos atiradores ainda não estava satisfeito e que ele tinha que plantar a bota na cara do homem morto. Pelo amor de Deus, não se envolvam com a máfia.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More